- PUBLICIDADE -
Ucraniano afirmou que político brasileiro reproduziu 'tentativas russas de distorcer a verdade'
Principal conselheiro do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak criticou nesta quinta-feira, 5, as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra contra a Rússia. Em entrevista à revista Time, publicada na quarta, o político brasileiro disse que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky tem responsabilidade pelo conflito.
Podolyak usou sua conta no Twitter nesta quinta-feira para rebater as declarações de Lula, argumentando que o brasileiro reproduziu ‘tentativas russas de distorcer a verdade’.
“O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. Essas são tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra está apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação”, comentou o conselheiro de Zelensky.
Lula, que em uma declaração pública anterior disse que resolveria a guerra ‘numa mesa de bar’, direcionou seus comentários na entrevista à Time ao papel do presidente Volodymyr Zelensky. Segundo o pré-candidato do PT para as eleições deste ano, o ucraniano é tão responsável pelo conflito quanto o líder russo Vladimir Putin.
“Eu vejo o presidente da Ucrânia falando na televisão, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares (europeus). Esse cara é tão responsável quanto (Vladimir) Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada.”
“Você está encorajando esse cara, e então ele pensa que é a cereja do seu bolo. Devíamos ter uma conversa séria. OK, você era um bom comediante. Mas não vamos fazer guerra para você aparecer na TV.”
Na entrevista à revista norte-americana, Lula ainda criticou a mediação do presidente dos EUA Joe Biden na guerra e disse que as Nações Unidas (ONU) “não representam mais nada”, também em menção à gestão diplomática do conflito entre russos e ucranianos.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -