Por Rodolfo Costa
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas virou uma espécie de "coringa" político do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Mesmo sem nunca ter disputado um cargo eletivo, Tarcísio é visto como alternativa para a disputa de governos estaduais ou ao Senado em quatro estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
O principal desejo de Bolsonaro é lançá-lo candidato ao governo de São Paulo. A opção, contudo, enfrenta resistências dentro do PL, partido em que o presidente da República pode se filiar, e no PP, legenda presidida pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. A leitura feita por PL e PP, ambos partidos do Centrão, é que Tarcísio teria os votos dos eleitores mais fiéis a Bolsonaro, mas dificilmente conquistaria votos do chamado eleitor "médio", que tem um perfil menos ideológico e mais pragmático.
Apesar do alerta feito pelas cúpulas dos partidos aliados, Bolsonaro mantém vivo, ao menos no discurso, o desejo de ter Tarcísio como candidato ao governo de São Paulo. Não à toa o ministro virou um dos pivôs do impasse que motivou a suspensão da data de filiação de Bolsonaro ao PL.
O partido presidido pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto deu "carta branca" para ceder a algumas exigências de Bolsonaro a fim de convencê-lo a se filiar. Mas, nos bastidores, é dito que o chefe do Planalto sabe que não terá apoio para lançar uma candidatura do ministro da Infraestrutura a um cargo majoritário em São Paulo.
A ambição de Bolsonaro em ter Tarcísio de Freitas como candidato em São Paulo segue um cálculo político do núcleo-duro do presidente da República. Bolsonaro quer ter um palanque forte para seu projeto de reeleição e, ao mesmo tempo, ampliar sua base política no estado, que detém o maior colégio eleitoral do Brasil.
Os aliados do Centrão entendem, contudo, que a candidatura de Tarcísio não ampliará a base eleitoral de Bolsonaro em São Paulo além do tamanho existente. As cúpulas de PL e PP tentam convencê-lo de que seria mais estratégico lançar o ministro em outro estado onde ele possa ter maior favoritismo e agregar mais votos à chapa presidencial.
Embora não seja o cenário ideal para Bolsonaro, o presidente está convencido de que possa ser melhor ter Tarcísio disputando o Senado em Goiás, o 11º maior colégio eleitoral, com 7,2 milhões de habitantes. Essa possibilidade foi dialogada e negociada entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto na reunião que ambos tiveram na última semana.
A candidatura do ministro da Infraestrutura ao Senado por Goiás está dentro dos acordos tratados entre Bolsonaro e Costa Neto envolvendo a filiação ao PL. Esse é um cenário trabalhado nos bastidores pelo Centrão junto ao presidente da República há pelo menos dois meses.
Em setembro, o próprio Tarcísio comentou sobre a possibilidade de sair candidato a senador por Goiás em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. "Vou caminhar junto com o presidente. Não sei se exatamente num governo de estado, não sei se exatamente em São Paulo. De repente no Parlamento, de repente em Goiás. Por exemplo, por que não o Senado em Goiás?", indagou o ministro, que também citou a possibilidade de disputa ao cargo por Mato Grosso.
Entre agosto e setembro, Tarcísio recebeu sondagens de partidos da chamada terceira via e admitiu que poderia disputar o cargo por Goiás. "Fiz o convite à época, mas ele recusou. Senti dele disposição e entusiasmo em disputar o Senado por Goiás, mas ele também tem ofertas para sair candidato [ao mesmo cargo] em Tocantins e Mato Grosso", diz uma liderança de um partido independente ao governo.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI

1. Queremos o Tarcisio em São Paulo, o Estado mais importante da Federação.

Respostas
    1. Sim queremos o Tarcísio, são Paulo faz muito tempo que não tem um governador que preste.

Excluir
  2. Eu, cidadão de bem, não abro mão de votar no Sr. Tarcísio para governo do meu estado. SP merece um governador transparente com a competência do Sr. ministro

ResponderExcluir
  3. Tarcísio para o governo de São Paulo?
    Sei não! Acho que não vira não.
    Qualquer pesquisa aponta o Abraham wintralb com maís intenção de votos.

ResponderExcluir
  4. Sem essa que ele não conseguiria votos!!! Vai ser eleito com certeza Governador do Estado de São Paulo!!!

5. São Paulo merece um governador honesto! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷