- PUBLICIDADE -
Por Afonso Maragoni
O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques interrompeu nesta quinta-feira, 16, o julgamento que vinha sendo travado no plenário virtual sobre a exigência do passaporte de vacinação contra a covid-19 para passageiros internacionais entrarem no Brasil.
Ele apresentou um pedido de destaque para levar a análise ao plenário presencial – o que só deve ocorrer no próximo ano, já que esta é a última semana de trabalhos antes do recesso do Judiciário.
Para a nova votação, o tribunal estará com a composição completa: o novo ministro André Mendonça, segundo indicado do presidente Jair Bolsonaro, foi empossa na tarde de hoje.
Os ministros já tinham formado maioria para exigir o comprovante de imunização dos viajantes, mas com o pedido de destaque o julgamento precisa ser retomado do início na sessão presencial.
Com isso, fica valendo a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, que tornou obrigatório o passaporte da vacina.
Na decisão individual, Barroso criticou o que classificou como “autoridades negacionistas”. Ao comentar a determinação, o ministro defendeu que as medidas para enfrentamento da pandemia devem se pautar no ‘princípio de precaução’ e que o governo não teria como fiscalizar o cumprimento da proposta alternativa, de quarentena obrigatória para os viajantes não imunizados.
O controle sanitário nas fronteiras está sendo debatido em uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade, que acusa o governo de “omissão” por não revisar as restrições para desembarques internacionais.
Com informações do Estadão Conteúdo
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão CLIQUE AQUI  

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -