- PUBLICIDADE -
Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciar a edição de um decreto com a concessão do indulto individual, ou de graça, ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram a decisão e chegaram a chamá-la de “surreal”. A informação foi publicada pela coluna Painel, da Folha de São Paulo.
De acordo com os integrantes da Suprema Corte, apesar de o presidente da República ter citado jurisprudência do STF, o instrumento aplicado por Bolsonaro no caso de Silveira nunca teria sido utilizado para a finalidade que o atual líder aplicou. Os membros do Supremo ainda preveem que haverá questionamentos judiciais ao decreto.
Outro ponto de atrito entre Executivo e Judiciário seria sobre a inelegibilidade de Silveira. Há discussão sobre se, mesmo com o decreto presidencial, o veto sobre a possibilidade de Daniel disputar as eleições permaneceria. Uma corrente no STF entenderia que sim e justificaria que a sanção seria derivada e não teria natureza penal.
DECRETO DE BOLSONARO
Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) um decreto que concede indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O parlamentar tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.
O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.
Ao ler o documento, o presidente citou considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.
Fonte: Pleno News 
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

15 Comentários

  1. PARABÉNS PRESIDENTE! ASSINE TANTOS QUANTO FOREM NECESSÁRIOS PARA RESTABELECER A ORDEM E A DEMOCRACIA. JULGAMENTO DE ESCESSÃO, NÃO.

    ResponderExcluir
  2. São muito idiotas.
    O presida vem falando de longa data que iria colocá-los dentro das 4 linhas.
    Não foi por falta de aviso.
    Subestimaram o homem.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro deveria aguardar a câmara se manifestar .aí se realmente o mesmo ficaria com as penas aí faria o decreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tem problemas mentais? Ele teve de fazer isso justamente porque essa "câmara" inútil não se manifestou.

      Excluir
  4. Esse é meu presidente 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Presidente Bolsonaro 🇧🇷 👏

    ResponderExcluir
  6. Parabéns PRESIDENTE por fazer com que a constituição seja respeitada!!!! Tamo junto 2022.

    ResponderExcluir
  7. Respeita a patente!!!😂😂😂
    Parabéns ao nosso presidente!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns presidente, estamos juntos

    ResponderExcluir
  9. Que porra é essa que é só falar do presidente que o texto se apaga, aceita que dói menos, O nome de quem vai levar o país ao primeiro mundo chamasse Bolsonaro

    ResponderExcluir
  10. "Surreal" é soltar bandidos como vocês estão acostumados a fazer. Daniel foi eleito pelo povo. Ele sim nos representa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -